Nós, cristãos luteranos, fazemos parte da Una e Santa Igreja Cristã e
Apostólica, como confessamos no Credo Niceno, do século IV, um dos
principais símbolos da fé cristã universal.Cremos, ensinamos e
confessamos que “há somente um corpo [de Cristo, a Igreja,] e um
Espírito (...); há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e
Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em
todos” (Efésios 4.4-6).A Igreja Luterana é a um só tempo evangélica –
porque proclama o perdão gratuito dos pecados por meio da fé em Jesus
Cristo – e sacramental, porque centraliza a sua vida espiritual na água
regeneradora do batismo e na presença real de Cristo na Eucaristia.É
uma igreja solidamente fundada nas Escrituras, mas que não confunde o
livre exame da Bíblia com uma interpretação individualista, e preserva
um sistema teológico abrangente, rigoroso e ortodoxo.Nosso culto
caracteriza-se tanto pela ênfase na pregação da Palavra de Deus, quanto
pela liturgia desenvolvida ao longo de quase dois milênios.A Igreja
Luterana é uma igreja histórica com rica tradição espiritual, mas sem
legalismo. Ensina, portanto, que as boas obras são conseqüência de uma
fé verdadeira, e não o meio de obter o perdão dos pecados e a remissão
de penas temporais ou eternas.Em suma, a Igreja Luterana conserva alguns
dos melhores elementos do protestantismo e do catolicismo. E, graças a
Deus, não é uma entre tantas pequenas seitas enganosas, mas uma das
maiores comunidades cristãs do mundo.O monge Martinho Lutero, que
desencadeou o movimento da Reforma do século XVI, não queria a divisão
da Igreja; e, contra a sua vontade, acabou deixando como herança o
próprio nome àqueles que até hoje vivem a fé de modo autenticamente
evangélico, fiéis à Palavra de Deus e aos santos sacramentos instituídos
por Nosso Senhor Jesus Cristo.
A IGREJA CRISTÃ é a comunhão dos santos, isto é, a totalidade de todos
aqueles que crêem em Cristo como seu único Salvador. Essa é a Igreja
Cristã invisível. É considerada invisível porque ninguém pode ver a fé
do outro. Ela é invisível para os homens, mas não para Deus, pois "o
Senhor conhece os seus" (2 Tm 2.19).Mesmo invisível, a presença da
Igreja Cristã é reconhecida por sinais visíveis. Esses sinais são a
pregação da palavra de Deus e a administração dos sacramentos do Batismo
e da Santa Ceia. Dizemos, por isso, que a Igreja Cristã está presente
onde é pregada a palavra e são administrados os sacramentos, pois a
palavra de Deus jamais volta vazia (Is 55. 11).Cremos que a Igreja
Evangélica Luterana do Brasil (IELB) é fruto da graciosa e contínua ação
do Espírito Santo, que operou através da palavra e dos sacramentos. A
IELB é um conjunto de cristãos que confessam o nome de Cristo, conforme
o claro ensino da Escritura. A IELB é, apesar de suas fraquezas e
limitações, um instrumento de Deus para a edificação de seu reino em
nossa Pátria.A IELB busca a verdadeira união da Igreja Cristã, que
consiste na "preservação da unidade que o Espírito criou e opera",
mantendo encontros e diálogos teológicos com outras igrejas. "Há somente
um corpo e um Espírito... uma só esperança... há um só Senhor, uma só
fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos" (Ef 4. 4-6).Nesse
sentido, a IELB busca refletir os reformadores luteranos
e seus discípulos que reuniram os textos com os quais reafirmaram a
verdade bíblica nas discussões teológicas em um livro chamado o Livro de
Concórdia, de 1580. A IELB busca a comunhão e a unidade com outras
igrejas com base nas Escrituras Sagradas, conforme foi exposta em suas
verdades centrais durante a Reforma. Nesta busca, a IELB mantém a
posição que o seu compromisso com a unidade externa com outras igrejas
deve sublinhar e confirmar: o compromisso com a verdade bíblica,
conforme expresso no Livro de Concórdia. Com isso, não julga a fé
alheia, mas sabe que, onde a palavra de Deus está em uso, o Espírito
Santo opera a fé. (Rm 16.17; Mt 7.15; Jo 9).
SANTA CEIA e o MINISTÉRIO PASTORALCremos, ensinamos e confessamos que o
ministro pastoral é um ofício ordenado por Deus para administrar
publicamente a palavra de Deus e os sacramentos. Os ministros não
constituem uma classe especial de pessoas, como os sacerdotes do Antigo
Testamento. Sendo todos os cristãos sacerdotes reais, ninguém tem o
direito de sobrepor-se aos outros. Por isso, só o chamado de uma
comunidade torna alguém um ministro. O ministro exerce publicamente as
funções que todos os cristãos exercem em particular. Referências
bíblicas: At 6.2; 1 Pe 2.9; Tt1.5-7; At 20.17,28; 1 Co 14.34ss; 1 Tm
2.11.Cremos, ensinamos e confessamos que, na Santa Ceia, o Senhor Jesus
Cristo, de acordo com sua palavra, nos dá o seu corpo e sangue para
remissão dos pecados. Os elementos materiais, pão e vinho, não se
transformam em corpo e sangue. Mas por ordem e promessa de Deus,
recebemos na Santa Ceia em, com e sob o pão e o vinho, o verdadeiro
corpo e sangue de Cristo. Os que crêem, recebem-no para fortalecimento
da fé. Os que participam sem arrependimento e fé, recebem igualmente o
verdadeiro corpo e sangue de Cristo, mas para juízo. A Santa Ceia é a
mesa do Senhor onde recebemos conforto e consolo. Ela nos dá o perdão
dos pecados e nos fortalece na esperança da ressurreição. Referências
bíblicas: Mt 26.26-28; Mc 14.24; 1 Co 11.24-29.
DEUS e o SER HUMANO: Cremos, ensinamos e confessamos que o conhecimento
natural que o homem possui a respeito de Deus é imperfeito e
insuficiente para a salvação. Conhecimento correto e salvífico o homem
adquire somente pela Escritura Sagrada, na qual o Deus verdadeiro: Pai,
Filho e Espírito Santo assim se revelou e se quer adorado. Qualquer
outro culto é idolatria e abominação ao Senhor. Referências bíblicas: Rm
1.19-20; 2.14-15; Dt 6.4; Mt 28.19; Jo 5.23; 1 Co 8.4-8.Cremos,
ensinamos e confessamos que o ser humano foi criado por Deus conforme a
imagem divina, a qual consistia em bem-aventurado conhecimento de Deus,
perfeita justiça e santidade. Essa imagem se perdeu com a queda em
pecado. Agora, o ser humano nasce com o pecado original, isto é, o
pecado que herdamos de Adão, a completa corrupção de toda a natureza
humana, agora privada da justiça original, inclinada para todo o mal e
sujeita à condenação. Referências bíblicas: Gn 1.27; 2.7; 3.1-16; Sl
51.5-15; Rm 5.12; Sl 143.3; Is 64.6.
PECADO E O EVANGELHO: Cremos, ensinamos e confessamos que toda e qualquer transgressão da
santa lei de Deus é pecado. Cada pensamento, palavra ou ato contrário à
vontade de Deus é pecado. Cada pecado é rebelião contra Deus. O pecado é
a causa de toda a miséria neste mundo. O homem é responsável diante de
Deus e terá que prestar contas de sua vida. E Deus julgará todos.
Referências bíblicas: Ez 18.20,30; Rm 8.7; 1 Jo 3.4; Gn 8.4; Hb 9.27; Rm
6.23.Cremos, ensinamos e confessamos que Deus, em seu infinito amor,
não abandonou os homens em sua ruína, mas resolveu salvá-los pela
obediência, paixão e morte de seu Filho unigênito Jesus Cristo. O
evangelho é a boa notícia dessa salvação. No evangelho, Deus oferece
perdão dos pecados, vida e salvação a todos os homens. Todo o pecador
arrependido, que confia nas promessas do Evangelho, tem o que estas
palavras lhe dizem e prometem: perdão dos pecados, vida e eterna
salvação. Referências bíblicas: Jo 3.16; Rm 1.16; Gl 3.5; 2 Co 5.19.
BATISMO e JESUS CRISTO: Cremos, ensinamos e confessamos que o sacramento
do santo Batismo foi ordenado por Jesus como meio da graça pelo qual o
Espírito Santo "opera a remissão dos pecados, livra da morte e dá a
vida eterna a quantos crêem." Pelo Batismo, as crianças recebem a fé e
se tornam filhos de Deus e, aos adultos, o Batismo sela o perdão dos
pecados. Enquanto alguém permanece na fé, desfruta as bênçãos do
Batismo. O Batismo deve ser administrado uma vez só, em nome do Deus
triúno: Pai, Filho e Espírito Santo. Referências bíblicas: Mt 28.19; Tt
3.5; Mc 10.14; Mc 7.4; 16.16; At 22.16.Cremos, ensinamos e confessamos
que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Como Filho de
Deus, gerado do Pai desde a eternidade, é, em todos os sentidos, igual
ao Pai e ao Espírito Santo. Como verdadeiro homem, nasceu da virgem
Maria. Nasceu sem pecados e é, em todos os sentidos, verdadeiro homem.
Como nosso substituto, cumpriu a lei de Deus, padeceu por nossos pecados
e, por seu sacrifício e morte, consumou a obra de reconciliação.
Desceu ao inferno para mostrar sua vitória sobre todos os nossos
inimigos. Jesus Cristo é o único Salvador da humanidade. Fora dele não
há salvação. Jesus voltará ao mundo para julgar os vivos e os mortos.
Referências bíblicas: Jo 1.1; Mt 1.18-25; 1 Pe 2.22; 2 Co 5.19; 1 Jo
2.2; Cl 2.15; Rm 1.14; At 10.42.
AS ULTIMAS COISAS: Cremos, ensinamos e confessamos que Deus determinou um dia, no qual
julgará o mundo com justiça. Ninguém sabe quando será este dia. Naquele
dia, Jesus voltará visível e glorioso. Céu e terra se desfarão. Todos
serão julgados por Jesus. Aos incrédulos, Jesus dirá: Apartai-vos de
mim, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus seguidores. Aos
fiéis, que terão um corpo glorioso, dirá: Vinde, benditos de meu Pai e
entrai no gozo de vosso Senhor que vos está preparado desde a fundação
do mundo. Então serão criados os novos céus e a nova terra, nos quais
habitará justiça.Referências bíblicas: Jo 5.28-29; At 10.42; 1 Co
15.51-52; Rm 8.18; Mt 10.28; Is 66.24; Jo 19.25-27; Mt 26.31-46; 2 Pe
3.10-13; Ap 21.1-8.
Vocês aceitam homossexuais na igreja de vocês?
ResponderExcluirEstou procurando uma igreja que não aceite essas abominações.
Acredito que a melhor forma de responder ao sr."anoimo" é com a posição oficial de nossa Igreja:
ResponderExcluirA Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) está estabelecida num país onde há liberdade de viver, se expressar e agir conforme a decisão ou vontade de cada um. Assim, a opção sexual faz parte dessa liberdade. Por outro lado, a IELB também entende que a liberdade de discordar e não aceitar em seu meio uma união homossexual, por esta ferir os princípios da Bíblia Sagrada, faz parte da sua liberdade e não lhe pode ser cerceada, pois fere a Constituição Nacional.