* * * Programa CINCO MINUTOS COM JESUS, segunda a sexta às 11:30h. na Rádio Charrua (AM 1.140)ou na internet acessando www.radiocharrua.com.br.* * *

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Culto Crioulo 2015

Realizamos, pela primeira vez na CEL Paz de Cristo o Culto Gaúcho. Demos nome a este culto de Culto Nativista. Isto porque queremos aproveitar a Semana Farroupilha e utilizar algum sotaque e melodia da linguagem gaúcha.

Algumas palavras sobre a origem desta celebração e o desenvolvimento deste culto:


Nas missas realizadas ao ar livre para os gaúchos, por padres itinerantes, na falta de igrejas, usava-se o que se tinha à mão; cada um trazia para ser abençoado pelo Senhor o que tinha de mais precioso. O que foi trazido ao altar hoje quer lembrar este aspecto do passado.

Na época da guerra dos farrapos, era um momento de trégua e paz: os chimangos, representando o governo monarquista, trajando lenços brancos; e os maragatos, os revolucionários, trajando lenços vermelhos, amarravam seus lenços na cruz num sinal de reconciliação. Assim, vamos celebramos este culto com a devida reverência e louvor a Deus.

E os membros de nossa comunidade compareceram em grande numero vestidos a caráter. Peões e prendas louvaram a Deus de ua maneira muito bonita!  

Após o culto foi servido um churrasco bastante apetitoso! 

Confira abaixo algumas fotos deste culto tão bonito:














Um comentário:

  1. Lindas as imagens e os cânticos. Parabéns aos idealizadores.
    Vamos tentar trazer um culto desses para o Alegrete, também!

    ResponderExcluir

Translate