* * * Programa CINCO MINUTOS COM JESUS, segunda a sexta às 11:30h. na Rádio Charrua (AM 1.140)ou na internet acessando www.radiocharrua.com.br.* * *

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Inverno rigoroso exige que pinguins sejam aquecidos com ar condicionado em zoológico

Com o frio rigoroso que atinge a serra gaúcha neste inverno, sete pinguins da espécie magalhães passam o tempo entre a água e o ambiente aquecido com ar condicionado no zoológico de Gramado. Quando a temperatura baixa dos 3ºC, o equipamento é acionado.

Além das aves, primatas e répteis do local estão sendo auxiliados com cobertores e aquecedores a óleo.

— O ar fica acionado em torno de 25ºC até que a temperatura do ambiente deles suba dos 10ºC, o que é ideal para esta espécie — explica o médico-veterinário do GramadoZoo, Rafael Pagani.

Isso por que, diferentemente da crença popular, nem todos os pinguins gostam e precisam de frio extremo. Das 18 espécies existentes no mundo, apenas duas (o imperador e o adelie) vivem no gelo da Antártica.

A que aparece na costa brasileira durante o inverno, o pinguim-de-magalhães, vem para o Brasil fugindo das águas frias da Patagônia, entre o Chile e a Argentina, em busca de temperatura mais amena e comida.

— Eles vivem em temperatura média acima dos 10ºC, por isso vêm para a nossa costa no inverno e voltam para a colônia a partir de agosto e setembro — explica o coordenador do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) de Rio Grande, Rodolfo Silva.

Leia a reportagem completa na edição desta quarta-feira de Zero Hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate